quarta-feira, setembro 07, 2005


ACID IS BACK
Em 1987 Chicago viveu a segunda explosão da criatividade com o nascimento do acid house. O lançamento da compilação "acid tracks" na label de Phuture de Herbert J, DJ Pierre e Spanky e produzido por MARSHAL JEFFERSON , foi o mote para a eplosão que haveria de se propagar pelo mundo inteiro.
O Acid foi criado pelo acidente durante uma sessão de teste usando a máquina legendária de baixo Roland Tb-303. O Acid-House é caracterizado pelas seqüências baixas ácidas de TB-303's, e por uma batida de 4/4, criando um efeito psychadelic.Os pioneiros do acid-house foram ARMANDO, DJ Pierre, e Spanky, e rapidamente o estilo chegou a Ibiza, onde os dj como PAUL OAKENFOLD , Johnny Walker e Dannt Rampling que importou para cena de Londrina;
"We Call It Aciiieeed" por D-D-Mob tornou-se num dos grandes hits do momento, e conquistou rapidamente uma grande legião de fãs.
O movimento acid house britânico coincidiu com o começo de um novo estilo de festas a que agora apelidamos de rave. Quem nao se recorda por exemplo da 1ª rave em Portugal no Castelo de Santa Maria da feira?? =) O 1º e talvez o maior hit de sempre de um artista português neste caso dos USL (Dj Vibe &Doctor J) o "So Get Up", provém claramente de frequências ritmicas mais ácidas, que estavam claramente em alta na altura; Estavamos nos primódios da dance-scene em Portugal quando Tó Pereira e Rui da Silva, conquistaram Miami e o mundo inteiro com o poderoso "So Get Up".
Outros nomes que foram muito importantes nos primeiros tempos do acid house tais como BLAZE , WESTBAM , APHRODITE , SLAM, e HARDFLOOR .
Hoje em dia este tipo de sonoridades foi ressuscitado quer a nivel de produção, quer a nivel de dj-sets, por alguns dos mais importantes nomes da dance-scene europeia, tais como Laurent Garnier, Ivan Smagghe, David Duriez, Dj Linus, Alex Kid, os próprios Hardfloor, M.A.N.D.Y, etc
No estados unidos o acid tambem volta a marcar pontos e acaba por ser uma lufada de ar fresco no tipo de discos que estavam a sair proveniente dos states, principalmente a onda de Chicago e West Coast que acabava por se tornar um pouco monótono, e assim artistas como Derrick Carter, John Larner & Slater Hogan, Dj Heather, JT Donaldson, Fred Everything, Brett Johnson, etc, estão a enveredar por sonoridades mais ácidas, nas suas produções, mantendo contudo o seu estilo mais funky e pumpin' que caracteriza o house de chicago.
Perante isto, é caso pra dizer... CAN YOU JACK? :)